Liga da Justiça

jl-1

Olá pessoal, tudo bom com vocês?

Demorei, mas voltei! hehe (Como se alguém tivesse realmente sentido minha falta… enfim)

Hoje, trago à vocês minha opinião pessoal e intransferível sobre o tão esperado filme da DC – Liga da Justiça (Direção de Zack Snyder com o dedo de Joss Whedon), então se você não viu o filme ainda acho melhor parar de ler por aqui porque o texto contém mais spoilers do que membros nesta equipe clássica.

Simbora!

Sinopse

“Após os eventos de Batman x Superman, o homem-morcego se vê diante de um problema que ele não pode resolver sozinho: a invasão da Terra pelo terrível Lobo da Estepe e seu exército de parademônios, que querem encontrar três objetos de poderes inimagináveis para dominar a Terra. Para isso, Bruce Wayne contará com a ajuda da Mulher Maravilha, e tentará obter a ajuda de mais três figuras poderosas que (talvez) não serão fáceis de convencer a lutar a seu lado.”

Então, o filme é bom?

Minha gente… Como é que eu posso dizer isso… O filme não é ruim, mas também não é lá aquelas coisas não. Para você ter uma noção, abaixo dele só coloco Esquadrão Suicida, e no mesmo patamar Batman x Superman. Se você leu meus textos sobre estes dois filmes, saberá o que quero dizer. Se não leu, é só dar aquele clique maroto no hyperlink em cada nome que uma janela mágica te leva para lá.

O filme peca no roteiro devido à inserção de piadinhas fora de hora em personagens que deviam ser sérios (como o Batman), peca no corte de coisas que fomos preparados no trailer para ver (como algumas cenas que exploram um pouco mais os novos personagens que não tiveram seus filmes ainda), e erra feio ao deixar de lado o que todo fã da Liga da Justiça esperava ver (ou pelo menos melhor mencionado) devido a origem do vilão deste filme.

Como assim?

O Lobo da Estepe (Ciarán Hinds – Harry Potter e as Relíquias da Morte , 2011)

jl-Steppenwolf
Lobo da Estepe quebrando tudo.

é um ser que quer dominar a Terra usando as Caixas Maternas – objetos de grande poder capazes até de dar e/ou devolver a vida a algo/alguém -, e por ter falhado uma vez há milênios, está decidido e não repetir o erro. Ele vem de Apokolips, o domínio de Darkseid, e é aí que está parte dos problemas do filme. O Lobo da Estepe não tem profundidade nenhuma. Ele simplesmente quer dominar a Terra porque acha que é sua e ponto final, e fica o tempo todo falando com uma “mãe”

jl-9
Uma das Caixas Maternas (parece aquela caixa em que vem uma armadura dos cavaleiros do zodíaco)

imaginária como se quisesse informar ao espectador suas ambições. E o Darkseid? Um mero nome, ninguém nem sequer menciona a grandiosidade do tirano. Aí os fãs ficam como?

Cortes

O filmes teve várias cenas repensadas por Joss Whedon (que você deve conhecer de Vingadores 1 e 2), que foi chamado para ajudar Zack Snyder já que o dito precisou se ausentar da pós-produção do longa devido à problemas familiares muito sérios. Whedon quem amenizou o longa ao regravar muitas cenas de deixar coisas de fora, como o Darkseid. O motivo? Vai saber né… Se você assistir aos trailers novamente perceberá que muita coisa mostrada neles também ficou de fora. Isso mancha o filme e a empresa em si, pois o filme fica mal visto e pode até dar prejuízos depois. Tenho para mim que o que tem levado as pessoas a ver este filme é a curiosidade de saber o motivo de tanta gente estar falando mal, o mina a audiência de possíveis sequencias. Eu, por exemplo, não estou nem um pouco animado para ver uma sequência.

Faltou falar dos mocinhos…

Ah, é verdade, eu já ia chegar lá. O grupo funciona unido, o que é muito legal, só precisam trabalhar melhor as falas do pessoal (lá vou eu atacar roteiro de novo).

Bom, começando pelo que é legal, a Mulher Maravilha (Gal Gadot – Mulher Maravilha, 2017)

jl-6
A direção gosta de câmeras lentas com ela…

continua sensacional, mal vejo a hora de ver outra produção com a heroína. É uma pena ela ter de fazer parte de uma produção discutível como essa. A cena no começo do filme com ela protegendo os reféns num banco, em que ela ricocheteia cada bala disparada por um terrorista é maravilhosa hehe

O Flash

jl-7
Não sei que legenda eu coloco aqui.

(Ezra Miller – Animais Fantásticos e Onde Habitam, 2016), tem potencial, deveria ser o único alívio cômico do filme, mas com o decorrer do filme vai perdendo a presença ali, principalmente com o retorno do Superman. Eu gosto do ator e acho que há grandes coisas para ele agora no universo DC,  então vamos aguardar para ver o que darão para ele nos próximos filmes. O Ciborgue (Ray Fisher – Batman x Superman, 2016) eu esperava um pouco mais de drama. Ele faz um pouco no começo, com o pai dele, mas depois que enfim entra na liga nem lembramos o que o tornou uma máquina e como ele lida com isso. Será que vão dar um filme para ele?

jl-4
Olhar 43… Não, espera aí…

Não sei dizer, mas acho que ainda dá tempo de recuperar o personagem no cinema. O Batman (Ben Affleck – A Lei da Noite, 2017) eu não sei o que houve com ele, mas o personagem não se parece muito com o homem bruto de Batman x Superman. Tudo bem que no final ele entendeu que tudo foi armação do Lex Luthor (Jesse Eisenberg), mas o personagem mudou bastante para um “curto” período de tempo. Até nas cenas de ação, há a impressão que o nível caiu.

jl-2
Há duas cenas de momentos diferentes neste gif e eu demorei para perceber…

Deve estar sedo bem difícil para o ator lidar com a sombra da substituição, já que a mídia toda hora martela sua cabeça com a pergunta “E ai, continua sendo o Batman?”, mas isto faz parte de outras questões que não cabem explorar aqui e agora. Eu gosto dele como Batman, deixem assim, só arrumem um roteiro decente!

O Aquaman (Jason Momoa – Game of Thrones,  2012) tem presença, gostei que deram um jeito de fazer com o que o personagem ficasse mais atraente para o filme, apesar de o roteiro brincar demais com ele.

jl-5
Devia estar um frio nesse dia… Não sei como ele consegue.

Estou bem curioso pelo filme dele no fim do ano que vem, outro potencial que não pode ser desperdiçado.

E por fim (não porque eu goste dele, mas porque sua participação é menor, mesmo que significativa), o Superman (Henry Cavil – Sand Castle, 2016). Por mais que eu não goste do personagem, devo admitir que o ator está menos robótico em comparação ao filme que antecede a este. Será que foi alguma dica por aí? Talvez, e espero que ele continue caminhando para melhorar sua participação nas coisas. Ainda bem que ele demorou para aparecer no filme, pois depois que ele chega, as coisas parecem melhorar rápido demais. Sei que ele é poderoso e tals, mas não pode ofuscar os amiguinhos, né não? Coitado do Flash… Eu achei que ele voltaria de forma diferente da que foi mostrada no filme, mas está ok. O que me incomodou foi a liga toda perder a única caixa materna que eles tinham só porque o Superman estava atordoado. Por favor né pessoal? É a mesma coisa que ir atender o telefone sabendo que o gato vai pular na mesa com a comida descoberta.

Pois bem, sem mais delongas, eu recomendo o filme para todos que não cresceram assistindo a Liga da Justiça na hora do almoço no SBT, ou quem não leu quadrinhos. Para quem sabe pouco sobre eles. Como eu disse, não é de todo ruim, mas poderia ser bem melhor.

E se você resolveu ler o texto mesmo com os spoilers e ainda que vê-lo, corre, porque logo mais lança Star Wars e daí nem sei se terá cinema com Liga da Justiça em cartaz. Só fica o aviso para não ir esperando o melhor filme de super-heróis do ano que está beleza.

Muito obrigado pela atenção até aqui, e até a próxima 😉

 

Deixe um comentário